Follow @KingNurk

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Decifrando a Sociedade


Cada era tem seus conceitos próprios, suas estruturas próprias, mas parece que deste que a humanidade desenvolveu habilidades sociais como a fala, o raciocínio avançado, e começou a formar civilizações, alguns valores são essenciais para que estas civilizações não desmoronem, tal como a honestidade, por exemplo. Desde o início dos tempos, mentir, manipular, e até mesmo omitir é visto como algo imoral, desprezível, e como fatores anti-sociais, ou seja, que prejudicam o desenvolvimento da sociedade, a maculam. Especialmente hoje, quando estamos no auge de uma era cuja sociedade ocidental foi fundada sonre valores e "Regras" do Império Romano, inclusive com os mesmos "Freios Morais" e "Códigos de Manipulação" que os romanos usavam, utilizando a fraqueza e ingenuidade coletiva para governá-los através do dedo acusador do "Deus" monoteísta cristão (Razão pela qual adotaram o cristianismo e o espalharam pelo globo através da sua instituição política, a Igreja Católica Apostólica Romana),  no processo de distorção e auto-censura do "Politicamente-Correto",  tais atitudes são vistas de forma mais deplorável do que nunca.  Porém aí entra a questão da hipocrisia.

Afinal, neste processo de agir da maneira "Certa", de ser "Sociável", as pessoas passam a apenas fingir. Fazem elogios falsos, se dizem contra "Racismo", "Homofobia", erguem bandeiras a favor dos "Direitos Humanos",  da paz e da harmonia, para se adequarem á sociedade, mas no seu íntimo, pensam bem diferente disto, sentem bem diferente disto, e muitas vezes inclusive, é até o oposto. Escondem sua verdadeira natureza e põem uma máscara de civilidade, de "Cidadania", de "Moral".

Mas basta observar as suas contradições diárias, nas tantas vezes que algo passa pela máscara sem que eles sequer percebam, e mais, basta fazê-los perder os "Freios Morais", ou seja, irritá-los, contrariá-los, os estressarem , ou intencionalmente ou não, for criado um ambiente de hostilidade, que eles, arrancarão a máscara, e tomados por impulsos emocionais (Onde aí sim o ser humano típico é 100% autêntico, sem "Filtro" algum),  vomitarão instantaneamente tudo que vinham reprimindo. E isso faz cair por Terra um dos conceitos essenciais para a convivência coletiva, nas ditas civilizações: A honestidade e a moral, afinal, se põem máscaras, não estão sendo honestos, e se mentem, não estão agindo com moral ou honra alguma. Ou seja, uma coisa anula a outra, e se você quer mesmo sobreviver em uma sociedade como esta, terá que aprender a conciliar as "Regras do Jogo" sem se "Sujar",  por assim dizer.

Ou seja, saber detectar a hipocrisia e as mentiras alheias, não é tão difícil, as "Desculpas Esfarrapadas", os falsos elogios, o pseudo-altruísmo (Pessoas que são boas com você supodtamente sem querer nada em troca),  quando estão tentando lhe manipular, ou lhe escondendo algo, tudo isso é muito fácil de se notar, está nas expressões deles, na linguagem corporal, nas escolhas de palavras, no "Tom de Voz", em pequenas mudanças de comportamento, etc. Tudo na sociedade é política, ou você aceita isto e joga, ou será apenas mais uma peça no tabuleiro, e não falo apenas em um contexto amplo, veja a sua própria casa, experimente ser sempre honesto e altruísta com seus familiares, e veja onde você irá parar...Como um mero tapete para eles. Estenda este comportamento passivo ao resto da sociedade, e será um grande Bobo da Corte, uma ferramenta, e nada mais.  Há se de se saber jogar com as pessoas, saber QUANDO elas estão jogando, mentir, e omitir, e em certos casos, manipular também, adaptando tudo isto aos seus próprios códigos de ética, é isto, ou ser "Devorado Vivo", pois enquanto esta decadente era ainda respirar, mesmo que com pulmões artificiais, é assim que as coisas serão, e cada vez mais.

Mas se esta realidade já é um tanto quanto desagradável, há um fator que a torna ainda pior: Omitir e esconder é necessário até para a convivência entre as pessoas mais próximas, como sócios e amigos (Ao meu ver, compartilhar um projeto em uma sociedade, ou compartilhar a caminhada em uma amizade, são as formas mais fortes e autênticas de relacionamentos), afinal, pense bem, se vc disser TUDO, realmente TUDO que vê e pensa sobre seus sócios e amigos, seria um desastre, vc tem que ocultar e omitir ao menos 1%, mas claro que sobre aquela situação mencionada anteriormente, onde a pessoa fica sem "Filtro" algum por estar naquele momento sobre algum impulso emocional, esse 1% virá a tona, e é aí que você tem algumas opções, como:  Avaliar se aquela "Ofensa" dita tem alguma verdade, ou seja, se a outra pessoa está certa no que ela disse, o que seria útil para o seu próprio desenvolvimento, ver o que mais ela pode estar lhe escondendo a partir do que foi dito naquele momento, e por fim, ter noção exata do que foi exposto naquele impulso, ou seja, o que aquela pessoa, amigo, sócio, aliado, familiar, REALMENTE pensa de você, naquele tema em particular, ou até de modo geral. Isso é útil.

Serve para, entre outras coisas, saber exatamente com quem está lidando, ou em outros casos, como em uma situação na qual estive recentemente, serve para que as pessoas lhe mostrem coisas que não mostram quando estão no controle do "Filtro", no meu caso pessoal, como exemplo ilustrativo, eu tinha um conceito, e a outra pessoa o rechaçava, com os "Escudos" sociais habituais, "Amigo é pra essas coisas", Você não me deve nada", mas em um breve momento de destempero, a mesma pessoa disse exatamente o oposto de antes, sem querer acabou ali endossando o que EU afirmei por tanto tempo, mas qual é a vantagem neste processo? (Sempre há um lucro em qualquer situação, cabe a vc saber ve-lo e extrai-lo)

E neste caso a vantagem é que, tendo acesso 100% da perspectiva da outra pessoa, isso ajuda vc a julgar melhor da SUA perspectiva, e neste caso pessoal que cito como ilustração, foi isto que fez com que eu visse que, ironicamente, eu estava errado na minha afirmação anterior, o que me livrou de pesos, e ampliou minhas perspectivas.

Mas então, não seria muito melhor se todos dissessem de uma vez o que pensam, e como se sentem, sem "Filtro" social e emocional algum? Sem falsa modéstia, sem medo de "Ofender" ninguém?

Aí é que está, em uma outra era, sim, mas nessa, não. Se todos forem honestos o tempo todo, pessoas se magoarão por não lidar bem com críticas,  muito mais desentendimentos e brigas surgirão, e a sociedade eventualmente se extinguirá ainda mais rapidamente. Enquanto fingirem, se domesticarem uns aos outros, enquanto um fingir que queria dar um presente, e o outro fingir que adorou o presente, teremos "Ordem". A questão é.....Essa "Ordem" que descrevi, tem algum valor?

Obs: Para uma ilustração ainda melhor de porquê é a hipocrisia e a mentira, e a tentativa desesperada de seguir "Regras" de comportamento que mantém a sociedade moribunda, mas ainda viva, ver o filme "Deus da Carnficina"

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Meus Álbums Preferidos


Living Colour –Time’s Up

Venom – Black Metal

Smashing Pumpkins - Melloncolie and the Infinite Sadness

Arcade Fire - Funeral

System of a Down - Toxicity

Lacuna Coil - Comalies

Gorillaz – Self – Titled

Alice in chains - Dirt

Pearl Jam - Ten

Madonna – Ray of Light

Moby- Play

Behemoth – The Apostasy

Arch Enemy – Wages of Sin

Melanie C – Northern Star

Linkin Park - Meteora

Death-Leprosy

Bat for Lashes – Two Suns

Nine Inch Nails – The Downward Spiral

Rage Against The Machine - Self -Titled

Burzum – Filosofem

The Offspring –Americana

Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magick

Limp Bizkit – Chocolate Starfish & The Hot Dog Flavored Water

Michael Jackson - Thriller

Daft Punk - Homework

Korn - The Path of Totality

System of a Down - Mesmerize

The Clash - London Calling

Darkthrone - Transylvanian Hunger

The Dresden Dolls – Yes, Virginia